28 de set. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 7: "De prazer, levantou poeira..."

Nunca aprendi tanto quanto essa semana. Foi um exercício de paciência contínua... Morar em um lugar bagunçado, pra mim que, se pudesse, teria agendado hora e local para nascer, é mais que um sacrifício: é uma dor quase física.  Não dá pra explicar a felicidade de se achar um cortador de unhas em uma caixa onde deveriam estar os produtos de limpeza... É muito amor nesse encontro.

A verdade é que eu nunca soube conviver com a poeira e com as coisas fora de seu lugar e isso me tira do prumo. Aliás, nem vamos falar em prumada, que me lembra a aventura como síndico... Caso me encontrem grisalho e com os sapatos empoeirados, eu não envelheci e nem caminhei a pé por uma estrada de terra... eu moro num apartamento que é pura poeira, nada mais...

Mas voltando ao que aprendi, eu queria dizer que nesse exercício de conviver com a poeira e a bagunça, a gente vai percebendo que podemos ser nós mesmos (organizado, metódico e tal) mesmo estando no meio da confusão e  que abstrair um pouco dessas coisas nos faz evoluir mais do que em dois anos de terapia. Fato! É preciso encarar a vida de uma maneira mais leve, rir um pouco da tragédia. Eu fiz isso e pedia pra todo mundo que ia entrar no apartamento pra limpar o pé!

Depois, nessa semana, aprendi a separar o joio do trigo com relação aos vizinhos. Algumas pessoas esperam de você aquilo que elas não te dariam por motivo algum. Outras, parecem não te dar absolutamente nada, mas lhe conferem respeito, o que é mais do que meio caminho andado. Parece filosófico, e é. O que é uma poeira na sola de seu sapato quando se estabelece uma relação verdadeira com as pessoas, não?

O aprendizado mais simples foi o que eu já tinha ouvido muito antes de iniciar a reforma. Como aquele aluno que lê sobre o assunto, assiste às aulas, faz trabalho sobre, mas só vai se dar conta de que aquilo é verdade no estágio, eu pude comprovar que o tempo para pedreiros e todos esses profissionais da reforma é algo muito mais abstrato do que ele de fato o é para nós, humanos normais... As frases "até amanhã fica pronto", "amanhã a tarde termino isso", "já está acabando" e "falta pouco para terminar" tem um significado para nós, mas na cabeça deles é algo em torno de "blá, blá, blá, wiskas sachê".

Mas vamos aos avanços, que é preciso fazer um balanço:

O piso da cozinha foi assentado até onde deu. Na segunda (espero!) chegam as caixas que faltam e a varanda receberá o revestimento. As bancadas da cozinha foram todas assentadas. Ficou muito bom, de verdade!
A bancada do banheiro foi assentada e o resultado ficou melhor do que eu esperava. O Silas arrematou o revestimento e, como sempre, o trabalho ficou perfeito. Os spots do banheiro foram colocados. Agora é possível criar "três" ambientes no meu minúsculo banheiro, rs: há iluminação no box, sobre o espelho e centralizada. Ficou mara!

Nunca imaginei que o banheirinho fosse ficar tão bom e útil. Aquilo que seria um "apêndice" acabou se tornando a salvação da lavoura. A vista dos tijolos de vidro por dentro ficou bem bacana. Resultado: o banheiro ficou bonito, arejado e bem iluminado.
Essas fotos foram tiradas no domingo. De lá pra cá, embora sejam poucos, houve alguns avanços. Até sexta devo colocar novas fotos.

21 de set. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 6: Muito barulho por nada...

Lembram das promessas de "até quarta"? Pois é, nenhuma foi cumprida. De balanço que temos para essa semana só o que segue:

Entenda o que está acontecendo na obra ouvindo... (clique na imagem)
Eu voltei ontem pra casa e estou tendo que viver com três quartos atulhados de coisas (malas, caixas, material e, acreditem, entulhos) um tanque, um chuveiro e um vaso sanitário. É o que temos para o momento.

Ai você me pergunta: "mas nada andou?". E eu te respondo: "Sim, colocaram a bancada no banheiro e nada mais!!!". Veja:

Falta a cuba, a torneira... falta tudo ainda!

17 de set. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 5: A trilha sonora da felicidade!!!

VEM GENTE!!! Cliquem nos links e balancem os esqueletos!!! Esse balanço é geral, em sentido literal!!!

Como diria Caetano: Alegria, alegria! Hoje eu tô muito feliz!!! Depois de uma semana sem poder ir até o apartamento e acompanhar as mudanças, fiquei muito impressionado com os avanços.

O balanço da semana é tão bom que eu já posso começar a arrumar as coisas pra voltar pra casa! Vou voltar!!! É isso mesmo: há ainda muitos detalhes para terminar e alguns até consideráveis, mas entre pagar mais alguns dias em outro apartamento e gastar com os detalhes eu só tenho uma opção: não gastar com mais nada... Por isso, caixa que te quero mala, poeira que te quero longe...

Hoje comecei a faxina possível e a difícil tarefa de transformar o que posso utilizar no apartamento em casa. A ideia é viver em dois cômodos enquanto as obras não acabam definitivamente. Que delícia! Devo estar lá efetivamente na quarta-feira.


NA COZINHA:
- colocar o piso (previsão: até quarta);
- terminar de assentar as bancadas (previsão: até quarta);
- terminar o revestimento (principalmente das pastilhas) (previsão: até quarta);
- colocar a porta;
- colocar a basculante.
- instalar as ferragens (previsão: até quarta).

NO BANHEIRO SOCIAL:
- instalar a bancada (previsão: até quarta);
- colocar a basculante;
- instalar o box;
- instalar as ferragens;
- impermeabilizar o piso (previsão: até quarta).

NO BANHEIRINHO:
- nada!!!
- aliás, só uma porta... o que é um mero detalhe, que ela é de encaixe e não sei que dia vai ficar pronta, portanto usarei esse banheiro até que a reforma termine e eu possa usar o banheiro social.

NA ÁREA DE SERVIÇO:
- instalar o piso (só quando os pisos chegarem. Lembram dos 10 dias? hum...);
- instalar interruptores e tomadas (previsão: até quarta);
- instalar a janela.

Bem, a Sapucaí é grande, mas agora eu já posso ficar ali do ladinho, esquentando os tamborins... Tudo que não tem previsão é o que atrasou por conta das entregas das empresas (janelas, portas, box e piso...). To tão estressado com a reforma que até propaganda da Telha Norte já me dá vertigens...

Vejam os resultados da semana como os seus próprios olhos:


Para matar a curiosidade de tantos: os pisos foram instalados. Eles ainda estão em preparação. Vão receber o verniz... Eu gostei MUITO! O revestimento do rodapé já está cortadoe está só esperando finalizar o piso.

A cozinha ainda está suja, mas adiantou muito. As pastilhas já estão sobre a pia e no pilar da prumada também. As paredes da pia subiram!!! Vão ficar mais fortinhos e também vão receber as pastilhas... 
O teto do banheiro já está pronto!!! Falta só instalar os spots... Serão três conjuntos de lâmpadas: um central, outro sob o espelho e outro no box.
Esses são mais dois profissionais da reforma lá de casa. O Rômulo é pedreiro e o Felipe, bem... ele pediu pra falar que é engenheiro, mas a idade não permite. Ele é ajudante de pedreiro mesmo...
As pessoas têm pedido os valores, ou pelo menos as indicações de barato, normal e caro. Prometo fazer um post com a lista geral, ok?

:: A LUTA DA PRUMADA ENTUPIDA ::

E num é que acabou? Deu tudo certo e entre mortos e feridos todos ficaram bastantes empoeirados. O que restou? Um fundo de reserva defasado.

Comemore dançando!
 

10 de set. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 4: Muro de lamentações...


Perceberam que nesta quarta nem teve balanço geral, não é? Pois é, tamanho é o meu estresse com essa(S) reforma(S).

Olha pra dizer a verdade a "Luta pela prumada entupida" até que não tá lá aquela difícil aventura não. Saí, fiz levantamento de preço, montei um cronograma de obra, fiz um aviso para os moradores, pedi para entregar o material lá no prédio, comprei outros materiais noutro lugar, fechei o contrato com a empreiteira (detalhe: o Silas venceu a concorrência do prédio) até que tudo foi simples ou, na medida da cautela, menos complicado...

Mas, voltando para aquela reforma que é só minha, continuo achando tudo demorado. O pior, vai atrasar ainda mais:

A princípio os pisos da área de serviço e o da cozinha eram diferentes, lembram? Então, quando eu comecei a integrar demais os ambientes eu percebi que o resultado final ficaria melhor se eu optasse por um piso só. Até aí, morreu Bahia... Bem, entrei em contato com a loja da Portobello para efetuar a troca, a Ellen, que sempre me atende lá foi ótima disse que "ok" podia trocar, mas não podia. Daí que ela comprou a briga e conseguiu fazer a troca, mas o pessoal ficou puto e tá segurando a liberação do crédito, o que, por sua vez, atrasa a liberação do material. Fato é que só na quarta-feira próxima ela poderá fazer o pedido e - acreditem! - daqui a 10, eu disse 10, gente eu disse 10, DEZ dias, a contar de quarta-feira que vem, eles poderão me entregar o meu pisinho... Tem como não amar?

Mais um atraso: só agora que o Silas revestiu as beiradas da janela é que pôde fazer as medidas das basculantes. Só daqui há 15 dias que fica pronto! Ueba, voltarei para o meu lar sem janelas!!!

Eu não vejo a hora de ver a pia da cozinha e as bancadas no lugar, mas não sei o que acontece com o Silas que ele não sobe a parede da pia. Não sei. Já falei, já pedi, só não implorei porque se não perdi a dignidade até hoje, não vou fazer isso por duas paredinhas de pia, né? Mas tô muito louco pra ver as pastilhas na minha pia...

Ah, além disso o piso já existente poderia começar a "deitar em berço explêndido", né? Mas já me disseram inúmeras vezes que vão fazer o piso por último que é pra não estragá-lo. Eu não me importo e faço a mesma pergunta toda hora. Também sei pirraçar... Mas posso dar o braço a torcer (signifique o que isso significar) porque de caprichar o Silas entende...

Mas vamos às fotos e aos avanços, porque de choramingar eu já estou cansado. Vem com a gente, que nas legendas eu explico tudo:

O azulejo subiu pela parede do banheirinho... Ficou melhor assim...
O teto de gesso do banheiro ficou pronto, só falta o acabamento agendado para segunda e terça. O nicho está quase, só falta o rejunte e o acabamento do revestimento do lado. Gostei muito do resultado!
O Silas terminou o acabamento do revestimento nos vãos. As medidas foram feitas, só falta esperar as janelas chegarem. Esse caminho de rato aí é o encanamento de gás na cozinha. E os azulejos já começaram a subir onde vai ficar a pia.
A LUTA DA PRUMADA ENTUPIDA: cenas horripilantes do estado dos canos... Silas já trocou o encanamento geral da prumada! Ueba! Mas comeu um dia de serviço meu! Há!

5 de set. de 2011

Em cartaz

Esse blog ganhou outra função depois que eu descobri que o Silas – o pedreiro – o acompanha. É um instrumento de pressão. Assim, eu falo aqui que tô achando que tá atrasado e talz e ele passa a correr por lá? Será? Sei não...

Bem, mas como “tocando em frente” vira o lema da gente quando nada se pode fazer diante de uma situação e ainda por cima tem Almir Sater  pra embalar essa inércia, fico eu esperando, pagando mais um mês no apartamento improvisado, longe da minha casinha... #sofrimentomodeon

Mas eu to muito feliz com o resultado do banheiro de empregada! Vejam:
E com alguns avanços alcançados:

Contrapiso da cozinha

Azulejo subindo na cozinha

Nicho do banheiro social (silestone)
Vamos ver no balanço geral da 4ª semana o que dá!

:: UMA GRANDE AVENTURA. VEM GENTE! ::
Paralelo a tudo o que eu escolhi viver com o meu apartamento apareceu uma nova reforma: a da prumada hidráulica do prédio. É, isso mesmo caro leitor desse blog... Então, esporadicamente, vocês terão notícia da reforma, que não é a lá de casa, mas é a necessária para a existência do meu lar...

Decidimos em reunião que vamos fazer a reforma das prumadas da cozinha e da área de serviço. Antes disso já me antecipei e fiz alguns orçamentos. Na reunião decidimos o profissional responsável pela obra e que vamos usar o fundo de reserva para isso.

Falta ainda levantar o material necessário e tomar todas as providências para iniciarmos as obras.

Esse filme vai ser looongo, eu tenho certeza. Não me iludo mais com reformas... Tem vizinho que até se animou com a minha peripécia e vai começar a sua reforma também! A alegria é contagiante!!! Boa sorte para todos que se enveradam por essas terras áridas do cimento, do tijolo e do cabamento...