29 de nov. de 2011

Amor maior...

Sim, eu sei, tenho andado bem ausente daqui. Mas acontece que vida de professor em final de semestre é assim: milhões de trabalhos para corrigir, diário pra fechar, alunos que aparecem do nada com um muro de lamentações querendo te enganar... Essas coisas todas que tomam o tempo da gente. Daí que eu não sei dizer não para o trabalho e fico sempre sobrecarregado... Bem, essa lenga-lenga é pra dizer que a partir do dia 12/12 eu tô de férias e vou me dedicar mais a esse espaço!!!

Não quero que esse blog se torne uma reprodução de revistas de arquitetura/decoração. Quero trazer sempre ideias minhas ou ir colhendo ideias de amigos, de coisas que são possíveis nas nossas reformas lá de casa...

As reformas por aqui andam lentas. Aliás, quase parando. O orçamento dos armários está muito defasado. Preciso atualizá-lo e pedir para o pessoal vir refazer as medidas agora que os revestimentos foram assentados.

Hoje, como um aperitivo, vou mostrar o projeto que eles me enviaram antes mesmo d'eu começar a reforma lá de casa:
Vista do fogão: do lado direito do forno vai ter um lugar especialmente resrvado para temperos e um porta pano de pratos. Do lado esquerdo vai ter uma mini-adega, só para uns poucos vinhos. Acima da pia tem um espaço com abertura do tipo basculante. É um escorredor de pratos e copos. Assim, quando eu terminar de lavar eu posso já ir guardando que a louça escorre em cima da pia. Achei isso muito digno. Os puxadores são do tipo canaleta de inox.
Vista da geladeira: quis colocar menos armários, afinal eu penso em fazer alguns armários na área de serviço para dar suporte à cozinha. O microondas não vai ficar aparente. Vai ser um espaço que se abre da mesma maneira do outro lado, tipo basculante. Na verdade eu não uso muito microondas e não sei por quanto tempo terei um. Assim, optei por ter um espaço pra ele mas que no futuro poderá ter outra serventia.

Aceito sugestões!!!

Lembram dos quadros? Então, a foto da minha mãe ficou pronta, deem só uma olhada:

A minha amiga desde sempre... A ela só a retribuição do amor incondicional que sempre recebi...
Essa foto me emociona. Ela parece uma foto da National Geographic, não é? Mas no fundo acho que essa foto é forte como é, de fato, a minha mãe. Ela tem a simplicidade dessas olheiras, essa verdade no olhar e esse semblante que me acalma... Brigamos sempre, mas somos cúmplices. Eu brigo por ela... Tenho feito muito isso ultimamente. É a minha maneira de defendê-la. É a pessoa mais altruísta que conheço...

O Alan, meu amigo Design, foi quem recuperou essa imagem pra mim. Dá só uma olhada em como ela estava:
A foto é uma 3X4 do primeiro título de eleitor dela. Ela tinha por volta de 19 anos.
Quando voltar já pretendo estar de férias. Quero me atualizar nos blogs que leio, dar mais atenção aos amigos que fiz por esse caminho de reformas e inventar mais um monte de coisa para o apê!

Como diria uma doida que frequenta a biblioteca em que trabalho: "Até los vermos!".

15 de nov. de 2011

Vidro e espelho...

Lembram do movelzinho de Tiradentes? Esse aqui, ó! Então, durante a reforma ele ficou abarrotado de copo, taça, prato e tal... Agora para ele voltar precisava de uma repaginada. Aliás, as mudanças já estavam previstas desde o início. Primeiro, por conta daqueles puxadores horríveis originais e, depois, o vidro que não tinha... Deem uma olhada de como ficou:
Eu gostei do resultado! Aspecto rústico, com ares de contemporâneo, rs...
O banheiro ganhou o espelho! Nossa, eu gostei muito porque o espelho, logicamente ampliou ainda mais! Além disso, a torneira que era bem simples ganhou um efeito bacana... Eu tenho a impressão que ela está flutuando:

Torneirinha flutuante...
Quanto custou?

O espelho foi bem em conta ($) e quem fez foi a mesma empresa que fez o box e as janelas. Não sei o nome da empresa, mas passo o contato se alguém quiser.

Já no móvel os puxadores foram 0800, porque ganhei do meu amigo Welder, cujo pai é o fabricante! Os espelhos jateados saíram todos por R$25,00. Isso mesmo! Era um pedaço que o vidraceiro aqui do lado de casa tinha. Em dois minutos ele cortou tudo. Como era sobra e ele não tinha nem mais o que fazer com aquilo eu pensei até que poderia ter sido de graça, mas vamos combinar que o serviço dele é cobrar pelo serviço dele, né? Então...

Os espelhos não foram transparentes porque eu inventei tanto na hora de comprar o móvel, que acabei fazendo um samba com as prateleiras... Ia ficar visível e eu acho que o resultado não seria o mesmo. Depois, até achei que eles ficaram bem moderninhos com o vidro jateado...

Ontem fui à Etna. Ô lugar bom pra se ver coisa bacana, né? Os preços estavam até razoáveis. Estavam, até chegar no caixa e a moça somar tudo. Fiquei com depressão. Descobri que os preços nem são tão altos quando analisamos os produtos isoladamente, mas quando eles se juntam... (rs). Olha que comprei só os acessórios de inox para o banheiro, o lixinho de inox também e umas toalhas de banho e rosto. Procurei muito um cesto de vime ou algo que o valha pra colocar sobre as bancadas do banheiro, mas não encontrei. Quero com tampa, no máximo 25cm de altura por 40cm de largura e 30cm de profundidade (podem ser até dois, de 25cm de largura cada). Alguém sabe onde tem? Mesmo que pela Internet?

6 de nov. de 2011

Enchendo a parede de vida

Não sei se por hábito, mas nunca tive muitos quadros nas paredes de casa. Meus pais também nunca tiveram, a não ser um rosto do Charlin Chaplin na parede do quarto do meu irmão até bem pouco tempo e os trabalhos de arraiolo da minha mãe. Deve ser por isso que o primeiro quadro que "produzi" para esse apartamento meu foi o de uma imagem de Tempos Modernos. Acho que essa é a informação que ele carrega: o elo com um único quadro que tínhamos em Virgínia. Deem uma olhada nele:

Esse quadro quem fez fui eu. Eu encontrei a foto no Google (acreditem!), a Bia Teixeira trabalhou a imagem, melhorou a resolução e me levou até um moldureiro de bairro. Ficou muito barato na época, tipo 100 reais.
Há tempos venho colhendo algumas fotos nos álbum de família para por em prática uma ideia, até bem comum nessas revistas de decoração/arquitetura: quadros com molduras diferentes disputam uma parede branca. Mas tinha que ter informação a mais, senão, que graça teria?

Fui então que comecei a procurar fotos para todos os lados. Encontrei primeiro a foto de meus avós paternos no dia do casamento deles. Vô Niquinho e Vó Anita juntos! Essa é uma estória longa, mas só nessa fotografia eu pude vê-los, pela primeira vez, juntos e felizes. Vó Anita que se achava feia, além de linda, está elegante... Já meu avô... Nem sei, era mais bonito quando o conheci, já velhinho... Ele tinha uma sensibilidade que não cabia nessa foto:


Vó Anita e Vô Niquinho. Ela, a personalidade mais forte que já conheci. Ele a pessoa mais sã e consciente do mundo.
Depois encontrei uma fotografia dos meus avós maternos. Vô Zezé e Vó Lola juntos em Aparecida do Norte. A menina de laço na cabeça é minha mãe. O carro não era deles, era cenário...

Vô Zezé e Vó Lola. Ele, o mais brincalhão e ela, o maior amor do mundo...
Não encontrei foto dos meus pais, jovens ainda, juntos que desse pra emoldurar. Eles são avessos à fotografia. Minha mãe então... A fotografia da minha mãe ainda não ficou pronta, mas eu os colocarei um ao lado do outro, que é a única maneira que os conheço: um sempre companheiro do outro, uma cumplicidade que mil negativos não conseguiriam revelar. É a união mais bonita que tenho notícia.

Meu pai, entre 15 e 18 anos...
Depois, procurei fotos dos meus irmãos quando criança. É como quero vê-los sempre... Quando a gente cresce as diferenças começam a aparecer e não são fáceis de lidar. Não é inimizade, longe disso! É diferença somente... Assim, meninos ainda, eles podem brincar na minha parede:
Bruno

Gustavo

Carlos
A minha foto é a que mais gosto, porque eu gosto muito de mim... Hoje, mais que antes, mas isso é outra estória que não cabe aqui e agora... Mas sou feliz por me ver pequeno, no jardim da casa da Vó Anita, quando nada, nem ninguém, me tirava a tranquilidade... É assim que quero me ver na parede... É essa imagem que quero levar todo dia comigo:


Eu!
A foto da Ana Luisa, minha sobrinha, é só mais uma entre todas as que tenho dela em casa. Ver seu sorriso me livra dos momentos ruins, me alegra o dia e me faz confiar mais na vida. Ela no carrossel, brinca comigo diariamente:

Ana Luisa
Todo mundo junto ficou assim:
Depois falo o trabalho para colocar tudo na parede. Não foi fácil. Assim que chegarem os dois quadros faltantes eu mostro o resultado definitivo.
Coloquei uns espelhos entre as fotos, que é para quem vier me visitar se ver entre as fotos e se sentir da família. Basta dar um sorriso...

As molduras foram feitas na Moldura Minuto, que fica no Shopping Boulevard. Já tinha conhecido essa loja em pesquisas pela Internet e fiquei muito feliz ao saber que em agosto eles abririam uma loja aqui em BH. As molduras ficam prontas no mesmo dia e o pessoal de lá é muito bacana. O preço não é o mais barato, mas o resultado é bem legal.

Os espelhos eu comprei em Tiradentes, em junho desse ano. Eles não foram caros, mas não foram baratos. Mas além de bonitos, brincam com a moldura também, correspondendo ao efeito que queria com os quadros.

Em outra parede, coloquei um quadro pintado por Ana Flávia Carvalho, uma amiga/irmã que tenho (rs). Foi um presente lindo que encheu as paredes da sala de cor e vida, muita vida:

Flores na jarra (por Ana Flávia Carvalho)
Quem quiser o contato dela é só deixar o email nos comentários.