23 de jan. de 2012

220V


Uma coisa que eu aprendi na reforma lá de casa - e que até parece óbvia, e é! - é que quanto mais você inventa, mais caro sai tudo. Ser detalhista tem um preço, que às vezes é alto. O preço, inclusive, varia com o seu grau de "detalhismo" e com sua capacidade de programar as coisas... Nem sempre temos maturidade suficiente para combinar as duas coisas!

E daí, onde quero mesmo chegar com essa estória?

Daí que eu sempre achei que um cooktop e um forno embutido fossem ficar muito legais juntos e talz... E ficou, mas só que você tem que pensar em algumas coisas para o legal não sair um pouco mais caro. 

Quando fiz a reforma, mexi na instalação elétrica de todo apartamento. Morro de medo de dar um curto circuito e tudo pegar fogo... Sim, eu sei que isso pode acontecer sempre, mas quando tudo está novinho e revisto, a esperança é que tudo funcione de acordo! 

Mudei a instalação dos chuveiros de 110V para 220V, mas só que eu não sabia que o forno a gás, na grande maioria das vezes, é 220V. Você até pode se perguntar: "Mas não é gás?" e eu respondo que sim, mas tem um grill e coisa e tal, e tem o time e coisa e tal e mais um monte de firula e coisa e tal que o vendedor te vende e depois você não sabe o que fazer com aquilo tudo ensebando de gás de cozinha... Mas aí o vendedor entra em pânico e no desespero de te vender diz que você pode usar um adaptador... Mas aí vem o eletricista e diz que isso não é 100% seguro e você, que é paranoico como eu, que eu sei, não vai conseguir dormir com aquela bomba ali prestes a estourar... E o pior: quando o armário vem cobrir o forno, aquilo fica ali escondido... 

O resultado foi que eu mudei a fiação do forno de 110V para 220V. O resultado é que isso tem um preço e não foi barato, acreditem!

Esse blá, blá, blá é pra dizer que antes de entrar na loja e comprar o eletrodoméstico mais bacana, pense como ele funciona na prática. Ah! E tem outra coisa: meça para ver se ele cabe no espaço disponível: profundidade, altura e largura! Eu? Eu não fiz isso e... Isso é papo para outro post, quando eu for falar da instalação dos armários, que já está de vento em popa...

16 de jan. de 2012

Para colorir...

Ainda na espera dos armários ficarem prontos, estou ajeitando a cozinha para recebê-los... A dica da Gi (veja comentários do último post) era exatamente o que eu tinha pensado para a coleção de imãs... Eu tinha visto uma foto na Casa Cláudia de dezembro que me inspirou. Veja:

Eles não disponibilizaram a reportagem "Brunch para fechar bem o ano" no site, mas essa ideia veio de lá!
Pensei em trocar a lousa verde por alguma coisa de aço ou algo que o valha para atrair os imãs. Pensei em algo mais estreito também... O que acham?

Nessa mesma edição da revista eu adorei a reportagem da capa "Para viver com mais cor". Lá encontrei definitivamente a cor que queria colocar na porta de correr da cozinha, que é a mesma dessa porta aí embaixo:

Suvinil Vinho Chassis
(Casa Cláudia, ano 35, n. 12, p. 81, dez. 2011)
A primeira demão da tinta ficou igualzinho um daqueles caixões roxos mais simples que a gente via no interior antigamente. Quase que eu fui pra cama, mas depois que a tinta vai ficando encorpada, com outras demãos, o resultado é muito legal, mesmo! Gostei demais!

O efeito é bacana tanto para a cozinha, que é toda branca, quanto para a sala, que tem poucas cores além do branco, bege e cinza. De qualquer forma acho que não vai ficar cansativo, apesar de ser uma cor forte, porque a porta tende a ficar sempre aberta, escondida atrás da geladeira...

O reultado? Ah, só vou mostrar quando o serviço da pintura da porta acabar definitivamente e os móveis estiverem instalados, que é pra vocês terem uma visão geral!!!

:: DICIONÁRIO ::

Demão: s.f. Camada de tinta ou cal que se estende numa superfície; mão. Cada uma das vezes em que se reinicia um trabalho. pl.: Demãos.

Sempre falei "mão de tinta" e ouvia o povo falar "demão". Quando fui escrever dei uma pesquisada e taí o significado. Vivendo e aprendendo a jogar...

5 de jan. de 2012

E viva o MDF!

Vem gente! 2012 já começou!!!

E com ele toda a minha alegria de continuar mexendo no apê! É isso mesmo... Esse trem não vai acabar nunca!

Vocês devem se lembrar da primeira versão do projeto dos armários da cozinha. Vejam as modificações que fiz:
Do lado do forno ficaram os puxadores para colocar pano de prato (nada pior do que aquilo pelos cantos!). Do lado oposto da bancada, perto da porta, haverá um porta temperos. As canaletas são de inox e as portas centrais de vidro branco.
 
A adega foi para cima da geladeira. O microondas foi expulso da cozinha porque as medidas da altura da tomada ficaram erradas (humpf!). Esse armário é menor (na altura) que o outro porque a mesa é mais alta (tipo mesa de boteco: 105cm do chão).
Desde o princípio eu não queria muitos armários na cozinha não, tinha até falado isso com a Lílian, minha amiga e arquiteta, mas depois tive que aumentar um pouco por assumir que sou um eterno colecionador de coisas e, além disso (talvez até uma extensão disso), sou bibliotecário, gosto de tudo em seu lugar, no seu espaço...
Ah! Aproveitando os preços bons que me fizeram, eu já fui logo comprando os armários da área de serviço também. Deem uma olhada:
O armário vai ficar ao lado do banheirinho da área de serviço. Aqui ele fechado.

Tcharam! Eis que ele se abre: lugar para escada, tábua de passar roupa, baldes e produtos de limpeza de um lado e, do outro, uma dispensa, o microondas (!) e um cesto para roupas (limpas esperando a passadeira!). Do lado do tanque tem um armário para esconder os botijões de gás, mas o Adriano não me mandou o projeto dele.
O projeto inicial dos armários da cozinha foi da Lílian Lucchesi e as adaptações ficaram por conta do Adriano, da Planejados Requinte.

Falando ainda da cozinha, tive uma ideia para colocar minha coleção de imãs na cozinha, mas tô com medo de colocar em prática (porque acho que vai sair um pouco caro) e depois não gostar. Alguém tem alguma sugestão? Não vale falar que é pra colocar na geladeira. Não acho digno! Dá maior trabalhão para limpar e, depois, minha coleção de imãs (por onde passo trago um!) não é simplesmente um monte de imãs de geladeira! Queria algo diferente, que ficasse bacana ao lado dos armários e não poluísse muito o visual.

Por falar em geladeira, já há um tempo eu procurava uns pinguins diferentes pra colocar em cima dela? Pois é, não é que eu os encontrei em Itacaré? Eu queria os três, mas só tinham os dois. O gorducho baixotinho não tinha mais...

Bem a artesã artista que criou esses enfeites de cabaça é a Larissa Guimarães. O site dela é esse aqui e eu agora quero uma Frida Calo, sem falta! Ela é super simpática pessoalmente e exporta para o país inteiro!