9 de jan. de 2013

Pergunta do leitor: Cooktop + forno de embutir

 "[...] Vou embutir um cooktop a gás no gabinete ao lado da pia. Dá certo por o forno a gás embaixo dele? Ou você acha melhor um fogão convencional para embutir?"
Magnólia Gusmão 

Oi Magnólia! Aqui em casa, coloquei o cooktop em cima e o forno logo embaixo. Até hoje não tive problemas, embora eu não cozinhe muito e use o forno poucas vezes. Mas, já usei os dois juntos e nada ocorreu, pois instalei conforme as instruções do fabricante. 

Veja o resultado final daqui de casa...
No meu caso, o fabricante é o mesmo para as duas peças, o que eu acredito ser importante, não só por questões estéticas, mas também por questões técnicas. Vai que um  item não é adequado para ser utilizado com outro, não é mesmo?

Não deixe de perguntar para o vendedor no momento da compra e leia as instruções antes de fazer a instalação. Além disso, procure um profissional sério, pois você está lidando com equipamentos muito importantes, que estão relacionados com gás de cozinha, fogo, energia elétrica...  Todo cuidado é pouco! 

É importante que o forno tenha um espaço de ventilação atrás e um espaço para que o tubo do gás também possa ficar, mas isso tudo é bem explicado no manual que, na maioria das vezes, traz um gabarito com as medidas corretas. Caso seja necessário definir a opção antes da compra - para que o local seja preparado na sua cozinha -, escolha o produto pela Internet e tente localizar o manual de instalação online. A maioria das marcas já disponibiliza...

Quanto escolher um cooktop e o forno e oou o fogão de embutir, acho que é uma decisão sua. Eu escolhi os dois separados por estética, mas como uso mais o cooktop, é bem provável que eu vá trocá-lo antes, e não terei que gastar com o fogão novamente.

Abraços!