31 de out. de 2011

Rendendo o assunto...

Pessoal, sei que as postagens ficaram escassas, mas por favor entendam: vida real não tá fácil não, além disso preciso garantir os armários, sabe como é, né? Orçamento de armário não é coisa simples...

Mas conforme prometido, vou apresentar algumas referências de valores para vocês.
Quanto custou?

Deem uma olhada na foto (clique nela que aumenta) e a indicação dos preços segue a legenda disposta no lado direito do blog: 

 Alguns comentários:

- A parte de madeira encareceu muito a reforma do banheiro. Para mim foi uma decisão duplamente difícil: primeiro enfrentar um revestimento "pouco prático" em área molhada na opinião de muitos e, depois, a madeira de demolição não é barata, nunca!
- Acho que falei aqui sobre as ferragens. Elas representam um gasto em torno de 2 mil reais se você optar por colocar as últimas coleções. Eu optei pela coleção antiga da DECA, chamada Link. Existiam outras mais bonitas? Sim, mas elas muito mais caras e chegando em casa a gente esquece (quase sempre...).
- O revestimento do banheiro não ficou barato, mas ele é muito lindo, e branco pra ser bonito, precisa ser de qualidade. Agora o revestimento da parede do chuveiro, embora tenha ficado muito bom na minha opinião, ficou muito caro. Qualquer pessoa sensata não faria de novo.
- O nicho, já falei aqui em outro post, foi feito de silestone. Pra te dizer a verdade? Não faria de novo desse material nem a pau... Silestone é muito caro, tipo 600 reais o metro quadrado. O nicho ficou bacana, mas o resultado eu teria com outro revestimento, com certeza.
- A cuba foi cara, por conta do tamanho, que é diferenciado. Precisava ser estreita mesmo, para não competir com a passagem e com a porta, como era antigamente.
- O vaso sanitário foi uma compra muito feliz. Eu tinha gostado de um caríssimo, mas no final comprei um de uma marca bacana e um preço muito em conta. Agora a tampa, nem me fale, nunca vi trem tão caro...
- Chuveirinho e ralinho já fizeram as festas nos posts anteriores e nos comentários. Quem não viu sai correndo atrás dessas informações preciosas...

Outras informações sobre os materiais utilizados no banheiro vocês encontram aqui.

Quem quiser saber o preço de uma coisa ou outra pode deixar recado com email no blog que eu respondo, sem problemas, mas o objetivo do blog não é ficar divulgando valores, so sorry...

:: BALANÇO GERAL ::

Márcio terminou a pintura. Ficou muito boa! Silas terminou os alisares... É, o pedreiro também ataca de marceneiro... Ele arrumou a válvula do banheiro social. Resolveu um problema (ela parou de vazar), mas me arrumou outro (ela está sambando...).

As cortinas estão lavando, assim como o tapete. Em breve tenho minha sala de volta. Menos a mesa, pois na confusão da reforma, joguei o pé fora. Era de metal, enferrujou, sujou muito durante a bagunça... cansei... Procura-se um pé de mesa desesperadamente.

Os quadros ficaram prontos, já já mostro o resultado para vocês...

Essa semana recebi a foto do Sr. Antonio e das meninas estagiárias de Design de Interiores. Não as conheço pessoalmente, mas elas foram muito bacanas. Apareçam!!!
Meire, Sr. Antonio e Ana.


23 de out. de 2011

Antes e depois - banheiro social

Os detalhes que faltam para terminar definitivamente a reforma lá de casa foram praticamente deixados de lado essa semana. Mas, conforme eu havia prometido, vou começar a mostrar o antes e o depois dos cômodos. É inacreditável!

Vamos começar pelo banheiro social que está quase pronto. De fato só faltam o espelho (que já foi encomendado) e os objetos de decoração (que só virão quando o dinheiro voltar). Divirtam-se:

Valentinos foram embora e deixaram as paredes todas branquinhas... A nova bancada deu a impressão de que o espaço que tenho disponível no banheiro é bem maior. O box transparente também ajudou nessa ampliação de espaço e, além disso, deixou aparente o revestimento listado da parede do chuveiro.

Sem comparação o resultado da bancada. O armário que acompanhava a abertura da porta deu lugar a uma pia menor, é evidente, mas que, na minha opinião encheu de charme o banheiro. A madeira, mesmo envernizada, ficou com um aspecto muito bacana.

Sem comentários. As novas basculantes, embora escuras (como manda o figurino do prédio) melhoraram a circulação de ar. Tinha escolhido um chuveiro bem mais caro e mais cheio de firulas, mas quando experimentei esse no banheirinho não tive dúvidas: fui lá e troquei. O custo/beneficio dele é mara!

Quem quer ver mais detalhe de como era o banheiro antes, clique aqui.

:: BALANÇO GERAL: Semana 10: Um passo...

De tudo o que estava previsto, somente a pintura andou. Os alisares novos para consertar a cagada do marceneiro chegaram, mas não foram instalados.

Ainda não mandei fazer o orçamento dos armários. To com medo... Vocês sabem, né? Fim de reforma, fim de grana... Ai já viu, tô com medo de levar um tombo muito grande!

14 de out. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 9: Aleluia!

Imaginem vocês agora Ricardo Chaves pulando de um lado para o outro e gritando: Acabou ououoooo! AAAAAcaboooou!

Pois é! A reforma acabou... Bem, pelo menos é o que parece... Faltam alguns pequenos detalhes tão pequenos de nós dois, mas nada que não se resolva com a casa limpa e arrumada. Tá, tudo bem, falta refazer os alisares das portas, terminar a pintura das paredes e das portas e os armários, mas né? Pelo menos a parte mais difícil (quebradeira, poeira, pedreiro...) já foi...

Nessa nona semana os detalhes foram fundamentais... A válvula do banheiro foi consertada sem maiores escândalos, o que me deixou extremamente feliz. As ferragens foram devidamente colocadas tanto no banheiro social, quanto no banheirinho, que diga-se de passagem recebeu o Prêmio Destaque Surpresa dessa reforma.

Para o banheiro social (as 3 primeiras fotos) eu escolhi uns modelos da Deca da penúltima coleção. Como essas ferragens são muito caras, eu optei por comprar algo de qualidade, mas que não eram a última moda, literalmente #ficaadica. A gente sempre esquece dos lançamentos depois que chega em casa né? Para o banheirinho (as duas fotos de baixo), a princípio, tinha comprado uns bem simplesinhos, mas quando vi que ele merecia fui lá e comprei umas ferragens melhores. Gostei muito do resultado.
Uma coisa muito bacana do banheiro social foi o ralo que eu achei, deem uma olhada:

Sim, ele fica bem fechadinho, no mesmo nível do piso. Quando você vai usar, você pisa sobre ele e ele se abre. O modelo daqui de casa é esse aqui e o valor é bem baixo (tipo 30 reais).
No quesito finalização faltam no banheiro social umas caixas para organizar os objetos e produtos pessoais, umas toalhas para decoração e alguns objetos bacanas que deem o acabamento: saboneteira, espelho para fazer barba durante o banho (que faz a gente feliz!) e alguns objetos para esconder as escova de dente, pasta e algodão... Ah! Falta ainda o grande espelho, mas nenhum Santo de Deus me responde com orçamento. Mas dos males esse é o menor...

Na cozinha as pastilhas foram refeitas. Não aguentei e falei com o Silas e ele prontamente resolveu o problema. Diálogo é sempre a melhor solução né? Não ia viver bem na minha cozinha com aquilo... Sr. Antonio esteve hoje aqui e mostrei os alisares que o Sorriso colocou. Ele ficou de trazer outro profissional aqui para consertar e, o melhor, não vai me cobrar nada por isso...
Como não mostrei a porta da outra vez (a que ficou boa), deem uma olhadela:
Ela vai ganhar uma cor em breve. Só estou esperando os armários para decidir qual.
Fico devendo fotos da área de serviço. Muito do material que sobrou da reforma foi depositado ali. Além disso, como os armários da cozinha não foram feitos, os objetos estão depositados ali em caixas, por enquanto. Qualquer foto desse espaço, nesse momento, remeteria-os a uma favela e não a minha espaçosa e iluminada área de serviço. Os lustres, tanto da área quanto da cozinha já foram instalados. Gostei também do resultado:

O da esquerda foi colocado na cozinha. Ele tem um detalhe de inox na beirada. O da direita é o da área de serviço. Na verdade são dois iguais, mas de tamanhos diferentes. Ambos são de acrílico e esse é o maior. Diz o vendedor que não entra bichinho. Tô ai na luta esperando ver se isso é verdade...
Quando eu voltar, trarei as fotos do antes e depois. Primeiro do banheiro que está quase totalmente acabado. Esperem cenas fortes! Elas me impressionam, vão impressioná-los também!

Me perguntaram esses dias se o blog vai acabar depois que a reforma lá de casa terminar de fato. A resposta? Eu não sei. Acho que não, porque minha vida é fuçar nas coisas e mudá-las, pelo menos na questão arquitetura/decoração...

Ainda tem muito assunto pela frente: os detalhes finais, os valores dos materiais, a lista de profissionais, a parte de decoração, os quadros da sala que estão prontos e ganharão seus lugares em breve, o papel de parede do quarto e todas as manias de ficar lendo e lendo e lendo sobre reforma, arquitetura e decoração.

5 de out. de 2011

BALANÇO GERAL: Semana 8: Tempos de maracugina...

Inspire. Expire. Pensei em recorrer à Ioga, à Buda, à meditação, aos tarja-pretas todos que existem... Expire. Expire. Só não inspire mais porque nesse processo você pode absorver a poeira...
A reforma lá de casa está assim: um exercício para o desenvolvimento da paciência. Mas vamos aos progressos:

Nessa última semana que passou as janelas chegaram, foram instaladas e o resultado foi mais que excelente. Eu ganhei uma luminosidade na minha área de serviço que só vendo... Santa Clara, clareou!

A basculante da cozinha teve pra mim um resultado acima do esperado. Eu não colocaria dessa cor, mas como é o padrão do prédio...
Estou pensando em me mudar para o banheiro, tamanho é a sua beleza... Um "pobreminha as veis da memo", eu já disse isso aqui... A válvula da descarga não vai bem... Mas vida que segue. Silas que trate de achar solução pra isso... Se a solução for quebrar, que quebre, não crio mais objeção pra nada... É como chegar no alto do Monte Calvário e não sofrer com Maria... Eu tinha achado que tinha usado um material muito caro (silestone) para fazer o nicho e que não tinha dado o resultado, mas ó, depois de limpo o trem deu um tchan, que só admirando:



O acabamento sempre impecável do Silas deu um pequeno deslize nas pastilhas sobre a bancada da pia. Eu, a princípio, disse que não me importava, que gostava do estilo mais rústico e tal... Mas toda vez que eu vou à cozinha, eu disse TODA a vez, eu me pego ali velando aquele revestimento em 3D. Gente, logo eu que sou detalhista, que adoro uma tempestade em copo d'água, que sofro por pouca coisa, que exalto os erros e me puno com eles? Eu só capaz de assistir ao filme Coração Valente e não tirar os olhos do cabelo do Mel Gibson!!! Eu sou assim... Os erros me chamam muito mais a atenção! Só não peço pra refazer as pastilhas de um lado da cozinha, porque corre o risco do Minerão terminar antes da minha reforma... Copa taí, né?

O cabelo do Mel Gibson
Por outro lado a coifa já foi instalada, assim como o cooktop. O forno já existe, mas só será instalado quando os armários ficarem prontos. A geladeira já é outra e ganhou o seu cantinho.

Imaginem quando os armários chegarem!

Ah, as portas foram instaladas/consertadas. A porta de correr ficou bacana, embora ela ganhe uma cor daqui uns dias. A porta que dá para a área de serviço foi arrumada, embora não compense mostrar, porque o profissional fez uma pequena cagada. Sim, pela primeira vez na minha reforma eu não recomendaria um profissional. Ele é bacana, toma umas na hora do almoço, volta mais alegre do que nunca... Mas sorriso não instala alisar né? Ai já viu... Alguns desencontros... (em breve coloco fotos) Vamos ver como terminamos essa novela.

A pintura andou e o Márcio e o seu mini-primo são mais do que caprichosos... Tudo branco como dantes. As cores virão aos poucos nos objetos, prometo. Ah e os pisos? Lembram-se deles? Pois é, eu também lembro, mas quem esqueceu foi a Portobello... Atrasou mais do que o imaginado. Dizem que entregam hoje, mas duvido um pouco... Inspire. Expire.

Aos poucos estou tendo minha casa de volta... Ela está bem melhor que há três meses atrás. Eu também sou outro... Muita coisa aconteceu nesse meio tempo... Mas isso é assunto para outro post.

AGUARDEM OS "ANTES/DEPOIS". É INACREDITÁVEL!

Segue, para todos aqueles que queriam indicação sobre profissionais de confiança, uma propaganda, que esse blog já tá dando até lucro (é só clicar na imagem que ela aumenta):

Pode ligar, que eu aprovo!

1 de out. de 2011

Como retirar papel de parede?

Quando coloquei papel de parede no meu quarto me disseram que quando fosse retirar eu teria que descascar toda a parede. Eu acreditei desacreditando nessa informação. Falei comigo assim: "quando precisar retirar eu resolvo e sofro com a sujeirada"... Só que esse dia chegou rápido demais, por conta da reforma da cozinha... É, é isso: "um pobreminha as veis dá memo". A força do ser humano trabalhando no outro cômodo derrubou minha parede do quarto levando assim o papel de parede que eu tanto amava, estilo that 70s show!

Fui pesquisar na Internet para ver qual a melhor maneira para retirar o que sobrou do meu papelzinho de estimação e nenhum site me esclareceu se seria fácil ou não retirar aquela bagaça. Até que hoje, em um acesso meu "do it yourself" fui tratar de botar abaixo da maneira como tinha lido que era a possível: molhando o papel e puxando...

E não é que deu super certo! Portanto, resolvi fazer esse post para ensinar passo a passo como retirar papel de parede!!! Tcharam!!!

:: PRIMEIRO PASSO ::

Você precisa ter papel de parede aplicado em uma parede de sua casa (brincadeirinha... rs).


:: SEGUNDO PASSO ::

Você precisa ter um ser que, na luta de retirar o azulejo da cozinha, põe abaixo parte da parede do seu quarto e destrói seu papel de parede preferido.



:: TERCEIRO PASSO::

Você vai precisar dos seguintes materiais:

1 balde com água pela metade;
1 esponja de pedreiro; 
1 espátula de silicone.

:: QUARTO PASSO ::

Aplique água sobre o papel de parede, deixando-o bem molhado. Puxe o papel até que ele saia completamente. Retire as partes mais difíceis com a espátula de silicone. As vezes, é preciso molhá-lo várias vezes até que ele saia por completo.

Sai muito rápido, desde que o papel tenha sido aplicado com cola específica para papel de parede. Ela dilui facilmente na água. Portanto, quando for instalar papel de parede, já sabe, use somente a cola própria para esse serviço, pois quando for retirar é rápido!

Esse não é um antes/depois de que me orgulho muito, mas pelo menos agora já posso pensar em outro papel de parede para o quarto.