23 de jan. de 2012

220V


Uma coisa que eu aprendi na reforma lá de casa - e que até parece óbvia, e é! - é que quanto mais você inventa, mais caro sai tudo. Ser detalhista tem um preço, que às vezes é alto. O preço, inclusive, varia com o seu grau de "detalhismo" e com sua capacidade de programar as coisas... Nem sempre temos maturidade suficiente para combinar as duas coisas!

E daí, onde quero mesmo chegar com essa estória?

Daí que eu sempre achei que um cooktop e um forno embutido fossem ficar muito legais juntos e talz... E ficou, mas só que você tem que pensar em algumas coisas para o legal não sair um pouco mais caro. 

Quando fiz a reforma, mexi na instalação elétrica de todo apartamento. Morro de medo de dar um curto circuito e tudo pegar fogo... Sim, eu sei que isso pode acontecer sempre, mas quando tudo está novinho e revisto, a esperança é que tudo funcione de acordo! 

Mudei a instalação dos chuveiros de 110V para 220V, mas só que eu não sabia que o forno a gás, na grande maioria das vezes, é 220V. Você até pode se perguntar: "Mas não é gás?" e eu respondo que sim, mas tem um grill e coisa e tal, e tem o time e coisa e tal e mais um monte de firula e coisa e tal que o vendedor te vende e depois você não sabe o que fazer com aquilo tudo ensebando de gás de cozinha... Mas aí o vendedor entra em pânico e no desespero de te vender diz que você pode usar um adaptador... Mas aí vem o eletricista e diz que isso não é 100% seguro e você, que é paranoico como eu, que eu sei, não vai conseguir dormir com aquela bomba ali prestes a estourar... E o pior: quando o armário vem cobrir o forno, aquilo fica ali escondido... 

O resultado foi que eu mudei a fiação do forno de 110V para 220V. O resultado é que isso tem um preço e não foi barato, acreditem!

Esse blá, blá, blá é pra dizer que antes de entrar na loja e comprar o eletrodoméstico mais bacana, pense como ele funciona na prática. Ah! E tem outra coisa: meça para ver se ele cabe no espaço disponível: profundidade, altura e largura! Eu? Eu não fiz isso e... Isso é papo para outro post, quando eu for falar da instalação dos armários, que já está de vento em popa...

4 comentários:

  1. Ui q medo amiga! Acho q ficaria com um forno convencional mesmo! rsss...Bjsss...vai postando aí q adoro ler tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, amiga não amigo... Prazer, meu nome é Leandro, kkkk

      Eu ficaria com um forno convencional tb, mas agora, que vi tudo ficando pronto... Vivendo e aprendendo!

      Apareça sempre!!!

      Excluir
  2. Ops desculpe...é força do hábito! É q a maioria são mulheres! Me desculpe de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Leandro, conheci seu blog esses dias, pesquisando no google dicas para reforma de minha cozinha. Achei muito interessante você descrevendo detalhadamente sua reforma, é de muita ajuda suas dicas. Sei que não será nada fácil a causa que irei agarrar, mas quero adiantar antes de encomendar meu bebê, então gostaria de tirar uma dúvida: vou embutir um cooktop no gabinete ao lado da pia a gás, dá certo por o forno a gás embaixo dele? Ou é melhor em outo lugar? Ou vc acha melhor um fogão convencional para embutir? Por favor preciso de algumas dicas!

    ResponderExcluir