25 de jul. de 2011

Novo, mas com aparência de velho...

Fui pra Tiradentes mês passado e o que mais me encanta por lá não é a comida mineira, a arquitetura e o friozinho acolhedor... Isso tudo é só desculpa pra eu ir e ficar pulando de loja em loja vendo os móveis de madeira de demolição, o artesanato, os objetos de docoração... Nessa minha última estada encontrei uns espelhos muito bacanas e uma cristaleira de madeira de demolição.
A dica pra quem quer ir lá, comprar bem e gastar pouco é visitar TODAS as lojas e depois de ver tudo, voltar e pechinchar... Foi o que eu fiz! Com os espelhos eu voltei pra comprar dois mais caros e bastou uma conversa para o vendedor me mostrar coisas mais bonitas e por preços mais módicos, que estavam escondidos pela loja. Resultado: comprei três. Dois têm moldura de madeira trabalhada com gesso, que qualquer dia eu mostro; e o terceiro é um espelho que serve tanto como quadro quanto como porta-retrato. É uma imitação de espelho veneziano bem simples, mas eu gostei e comprei, mesmo sem saber quando e como usar.
Já com a cristaleira eu queria alguma coisa pequena, mas que fosse utilizada como um barzinho na sala, pra guardar bebidas, taças e alguma coisa que uso pouco no dia-a-dia. Encontrei na Empório Patrícia Barbosa exatamente o que eu queria por um preço muito bom. O bacana da loja é que eles, além de ter um preço bom, atendem bem e aceitam negociar, o que é raro atualmente. Ah, e tem mais: eles entregam em BH!
Eu fiz algumas alterações no móvel que eu escolhi: mudei a altura das prateleiras, tirei a batente, escolhi os puxadores e a cor das manchas na madeira. Um mês depois, quando o móvel chegou tudo estava correto, quer dizer... quase tudo: os puxadores vieram completamente diferentes daqueles que eu escolhi... Dá só uma olhada (clique na imagem para ampliá-la):

Eu queria alguma coisa que combinasse com as dobradiças (destaque acima) e não queria esses puxadores de madeira (destaque abaixo), que, na minha opinião, tiram o charme da peça. Mas eis que o destinho tem GPS e, acreditem: a pessoa que faz esses puxadores e essas dobradiças é pai de um amigo que trabalha comigo na ALMG. Ao invés de reclamar para a loja, esperar que os puxadores cheguem e me desgastar, eu escolhi os puxadores e ele me trouxe de presente! Assim que trocar os puxadores e colocar os espelhos nos vãos, eu mostro aqui de novo.
Já tinha lido sobre isso, mas é impressionante como a madeira "esquenta" o ambiente. Além disso, como minha sala é bastante contemporânea, com traços bem lineares e clean, o móvel com aspecto antigo chamou a atenção. Sem contar que vai me ajudar a tirar algumas coisas que guardo na cozinha, fazendo com que eu precise de menos armários por lá.

Valores:
Espelhos (3 por menos de dois): $
Cristaleira: $
Frete: $
Puxadores: 0800 (Valeu Welder!!!)

Em tempo 1: a revista Casa Cláudia está com um curso de decoração bem legal. Quem se interessar pode acompanhar as aulas por aqui (clique na imagem):


Em tempo 2: algumas pessoas têm reclamado que os comentários estão falhando. Tentem várias vezes, na terceira sempre dá certo, rs... Digitem o código de segurança algumas vezes que dá certo... Escolham a opção informar nome e URL quando tiverem site e Anônimo, quando não tiverem. Essas são as opções mais fáceis!!! Mas assinem no final, sempre! É melhor e mais justo...

19 de jul. de 2011

Adeus Valentino!

A primeira vez que eu fui visitar o apartamento, antes de fechar o negócio, a antiga proprietária, já no corredor, me disse: "agora você vai ver a parte do apartamento que eu mais gosto". Quando vi não pronunciei nenhuma palavra, tamanho era meu estarrecimento. Quando voltei a mim descobri algumas alternativas na minha mente: a) sento e choro; b) sento, choro e não compro mais essa bagaça; c) sento, choro, levanto, compro essa bagaça porque é o que o dinheiro dá; e d) quebro tudo e reformo.
Na época eu assinalei a letra c e só agora vou poder assinalar a resposta correta: a d.
Tudo no banheiro me incomoda muito: o azulejo espelhado, as ferragens douradas, a assinatura do Valentino no revestimento (!?), o espaço do box, o armarinho embutido... (aliás, quando for comprar algum outro apartamento e me disserem "embutido" eu saio correndo). São mais de três anos convivendo com uma pia doida que só permite que a porta se abra e não nos permite mexer lá dentro, com uma porta do armarinho que não se sustenta mais, com umas gavetinhas que só nos servem para entulhos... E aquelas assinaturas ali, na parede, que riem e zombam de mim o tempo todo. É bullying, só pode...
Dá uma olhada:
Com a reforma, as basculantes vão dar lugar para outras de igual tamanho, cor e formato, porém usáveis. A parede ao lado do chuveiro vai receber um revestimento listado de preto, branco e cinza muito moderno. O revestimento das outras paredes será o mesmo utilizado na cozinha. O box será bem claro para dar uma impressão de que o espaço é mais amplo e mais iluminado e vai ganhar um chuveiro que se sustente e me dê muito conforto durante o banho. O piso dentro do box será um porcelanato danado de charmoso e fora, que rufem os tambores: madeira de demolição!!!
É isso mesmo, madeira de demolição no chão, em área molhada. Como vamos fazer?
Tem quem goste, tem quem não goste, tem quem fale que eu fiquei louco, tem quem fale que tem certeza que eu estou louco e tem gente que tá adorando pra ver eu me dar mal. Mas é isso, conversei com algumas pessoas que entendem do assunto e uma delas me disse um não redondo: "isso só serve para fotos em revistas". Outras duas me disseram: "tem manutenção diferenciada, mas o que é um gosto na vida?" e outra me disse assim: "põe, se não der certo, você tira!". É essa última que vou seguir.
Combinando com o piso a bancada também será de madeira. Veja o projeto abaixo (é da Lílian Lucchesi, mais uma vez):

Projeto Lílian Lucchesi - Bancada banheiro

Dentro do box eu vou colocar um nicho, pra tirar os produtos da janela. Eu mesmo, depois de algumas pesquisas, "projetei". A parte de iluminação também vai ser de minha autoria (clique nas imagens para ampliá-las):
"Projeto" de iluminação do banheiro

"Projeto" do nicho do banheiro
Os materiais do banheiro serão:
Revestimento: Glacier White 30X60 Ret
Piso dentro do box: Glacier White 30X30 Ret (embora tenha o mesmo nome, não é igual ao do revestimento)
Parede do chuveiro (faixa): Classic Cinza 15X60
Bancada: Móveis Dart (Nova Lima)
Piso madeira: Móveis Dart (Nova Lima)

Valores:
Revestimento: $$
Piso do box: $$
Faixa: $$$
Bancada: $$$
Piso madeira: $$$

12 de jul. de 2011

Tocando em frente...

Bem, o caminho é "longo, árduo e pedregoso". Todo mundo já me disse isso. Mas ninguém me falou que era díficil também encontrá-lo. Tipo que as pessoas marcam que vão te retornar com o orçamento no dia tal e meses depois te ligam pra dizer que eles não esqueceram de você e que vão te ligar no dia tal e... É sempre assim? Tô esperando desde semana passada a proposta de uma empreiteira que não chega e o telefonema de outra que também não veio... É, o mundo é muito estranho. Meu pai sempre diz que pedreiros são complicados: pensam que entendem de tudo, põem defeito no serviço de outros, cobram caro e tão sempre pobres... Mas nunca mencionou o problema de comunicação.
Bem, enquanto isso, a pendência das janelas da cozinha e do banheiro já está quase resolvida. A assembleia do condomínio aprovou a mudança... Quer dizer, nem todo mundo, ? Agora faltam uns trâmites legais de assinaturas e registros de ata. Isso não me isenta de problemas a longo prazo, mas me redime de alguns e demonstra a minha preocupação de não atrapalhar ninguém lá no prédio. Quero ver quando começar o quebra-quebra. Tiro, corre-corre, gritaria...
A Lílian, minha arquiteta, está revendo o projeto pela décima vez. Refazendo a paginação do revestimento da cozinha que mudou e alguns detalhes que eu sempre mudo mesmo, não tem jeito. Eu desenhei um "projeto" de nicho para o banheiro e tô colhendo opinião sobre colocar madeira de demolição no piso do banheiro. Quando eu voltar eu falo sobre a reforma do banheiro e das dependências de empregada.
Encontrei esses dias um site muito bacana que vende uns posters (AllPosters). Tô pensando em criar alguma coisa relacionada a propagandas antigas pra colocar na cozinha. Os preços são bem acessíveis e dá pra pensar muita coisa legal com as imagens. Deem uma olhada aí e qualquer dica me falem!

5 de jul. de 2011

Lendo sobre o assunto... Ou: enquanto o assunto não vem...

Vocês podem perguntar quando começam efetivamente as minhas reformas e eu posso lhes responder que não sei. Ainda continuo com duas empreiteiras fazendo orçamento. Uma me mandou a proposta (sem preço) pra eu analisar e modificar e outra ficou de trazer o pedreiro para dar uma olhada no apartamento e isso já tem uns três dias. Nessa luta fico eu desmarcando tudo o que eu tenho que fazer e eles me ligando pra marcar para o outro dia. A luta, pelo jeito, começou.

Enquanto isso eu vou me divertindo e lendo muito e fazendo um monte de pesquisas para colocar aqui. Ontem eu fiz uma enorme sobre madeira de demolição e deletei logo em seguida. O porquê? Falta de atenção, no mínimo... Hoje fiz uma lista de revistas online e impressas que leio. Vou colocar no canto direito do blog pra quem quiser ir lendo também... Sempre acho umas ideias e dicas legais e já resolvi com elas alguns problemas que tinha no apartamento, como foi o caso dos nichos da sala.

É preciso sempre diferenciar revistas conceituais daquelas mais práticas. Além disso, é preciso perceber que algumas mais populares atendem a classes mais elevadas da população e outras às pessoas em geral que acordam cedo para trabalhar e só param quando o dia escurece (beeem!). Esse é o meu caso.

Clicando na imagem abaixo vocês poderão ter acesso a uma revista mais conceitual. Nela é possível ver tendências, ambientes muito grandes, muito bem iluminados, muito arejados... Muito material caro e, grande parte das vezes, pouco práticos para o dia a dia. Tudo muito para a sua vida que é pouca. É aquele tipo de revista que traz fotos que vocês segura até o riso e pensa “nunca” que é a resposta para a pergunta: “quando eu vou ter uma casa assim?”. No Brasil, a DCasa entra mais ou menos nessa categoria.


Das linhas mais pops eu gosto mesmo é da Casa Cláudia que traz soluções pra gente classe média alta. A Revista Casa e Construção também é mais ou menos assim. Isso porque mesmo eu não podendo fazer tudo o que essas revistas trazem, não significa que eu goste de ver coisas barangas e fotos mal tiradas dos ambientes. Essas revistas geralmente são mensais e custam em torno de 10 reais.

Das que eu leio com restrições, o melhor exemplo é a Construir mais por menos. Ela custa por volta de 5 reais, mas traz algumas reportagens meio forçadas, do tipo “transforme seu criado-mudo num guarda-roupas compacto”. As fotos me desanimam também. Na edição de junho, por exemplo, tinha um banheiro com rejunte sujo e uma coifa cobrindo a basculante da cozinha. Ah, tem dó...

Quem quiser dizer o que lê é só postar nos comentários!

2 de jul. de 2011

Passo a passo

Lendo a Revista Casa e Construção desse mês, encontrei uma reportagem bem interessante que, de certa forma, me ajudou bastante a ter uma noção de como será a minha reforma a partir de agora.

Lembrem-se que a primeira parte da reforma lá de casa foi feita sem muito compromisso, era um espaço só, em que a mudança de piso era a única grande questão. O gesso (tanto dos nichos quanto do teto) era mais acabamento e, nesse caso, é mais fácil, porque depende do gosto de cada um... Nessa época não me preocupei muito com o cronograma da obra, quais materiais comprar e quando comprá-los. Os materiais se resumiam, basicamente, em: piso, material para assentá-lo, placas de gesso, massa corrida e tinta.

Agora vai ser diferente e eu preciso concatenar tudo direitinho para que não haja atrasos além daqueles que já existem em toda reforma. É aí que entra a reportagem que li essa semana. De autoria de Patrícia Julien, entitulada Renovação aos 30, ela apresenta 6 etapas para a obra (que trago adptadas para esse post):

1ª etapa: Demolição. Retiram-se os revestimentos, inclusive contrapisos, demolição das paredes e encanamentos hidráulicos e elétricos antigos (se for o caso);

2ª etapa: Reconstrução elétrica e hidráulica. Adicionam-se novos pontos de luz e a parte hidráulica é reformulada conforme a necessidade.

3ª etapa: Reconstrução dos contrapisos, instalação de gesso, reboco e reparação das paredes para pintura.

4ª etapa: Instalação de novos revestimentos. Primeiro os de cerâmica, depois os de madeira. Instalação de portas.

5ª etapa: Acabamento de rejuntes e pinturas, aplicação de resina no piso (se for o caso), instalação de louças, metais, bancadas, luminárias, interruptores, boxe, espelhos e texturas decorativas.

6ª etapa: Instalação de marcenaria, retoques de pintura e instalação de eletrodomésticos.

Tudo parece tão tranquilo, né? Dá gosto de ler, mas de viver... sei não... Mas de qualquer forma essa reportagem me dá um certo conforto em relação ao que vou enfrentar. Embora eu espere contratar uma empreiteira para cuidar de tudo, e imagino que vou pagar um preço mais alto por isso, gosto de estar por dentro dos acontecimentos. Afinal, essa reforma pode ser mais divertida do que eu imagino...

Depois escrevo sobre as revistas que leio e ponho os links aqui para quem se interessar.